O grupo Enel Green Power obteve licença ambiental de projeto no semi-árido baiano para produzir 5 MW de energia através de painéis fotovoltaicos. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado no último fim de semana. Localizada em Xique-Xique, a usina terá cinco vezes a capacidade atual da MPX Tauá, a maior em operação no país, que fica no Ceará.
A Enel aguarda, agora, a realização de leilão para Energia Solar, pelo Governo Federal. “O governo da Bahia atua junto à esfera federal para que esta fonte possa ser introduzida na matriz elétrica brasileira”, afirmou o Secretário da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correia. De acordo com dados da secretaria, outras empresas apresentam mais de 1 GW de projetos em análise no estado.
Para o Secretário Executivo da Câmara de Energia da SICM, Rafael Valverde, “o potencial solar baiano é um dos maiores do Brasil e, assim como a energia eólica, podem trazer importantes ganhos para o estado devido às regiões de maior incidência solar se encontrar em zonas que precisam de investimentos e oportunidades”.
A Enel já investe em projetos eólicos na Bahia, onde implanta cinco parques eólicos com potência instalada de 146,4 MW em Igaporã e Morro do Chapéu. O estado da Bahia licenciou ainda, na última semana, 133 projetos para a implantação de projetos eólicos que somam cerca de 3.200 MW de potência.
fonte:http://www.energiahoje.com/