O sistema contribuirá para a substituição do consumo de combustíveis fósseis, como óleo diesel e gasolina, usados em poços distantes da rede de energia elétrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na semana passada, um projeto desenvolvido pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que visa a geração de energia solar destinado ao bombeamento de água em poços artesiano da zona rural de Pernambuco. O sistema inclui a instalação de painéis fotovoltaicos, nas casas populares, para captação da energia do sol e transformação em energia elétrica para acionamento do motor que bombeará água do poço para a caixa d'água.
A Celpe conta com a parceria da Universidade Salvador (UNIFACS), Universidade de São Paulo (USP), o Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas (CBEM) e o governo de Pernambuco. O objetivo é desenvolver um sistema de alto nível de desempenho para aplicação em motores fabricados no Brasil, que facilitaria a manutenção.
O projeto também contribuirá para a substituição do consumo de combustíveis fósseis, como óleo diesel e gasolina, usados em poços distantes da rede de energia elétrica. Ele será iniciado com a implantação de dez sistemas experimentais, que nessa fase piloto terá investimento de R$ 900 mil.
Especialistas acompanharam o projeto até o desenvolvimento do sistema de alto nível de desempenho, que poderá ser utilizado em diversos outros poços da Zona Rural, onde haja a viabilidade de implantação do projeto.
Os principais itens de estudo serão: a dificuldade de instalação, a necessidade de manutenção, a durabilidade do equipamento, a confiabilidade do funcionamento, os custos operacionais e a produtividade do sistema.
a equipe também poderá acompanhar o sistema via satélite, por meio de um software que permitirá o monitoramento remoto, sendo alertado automaticamente na ocorrência de problemas.
fonte.http://jconline.ne10.uol.com.br