A Energie, que produz painéis solares termodinâmicos e que está sedeada na Póvoa de Varzim, está a construir uma fábrica no Brasil, num investimento de dois milhões de euros.
Localizada em Porto Alegre, no Estado de S. Paulo, a estrutura deverá abrir em Junho de 2012 com 25 funcionários e com uma produção mensal de "cem painéis solares", especificou Luís Rocha.
Num prazo de quatro anos, a nova fábrica deverá "duplicar a facturação" da sua congénere portuguesa, disse ainda o proprietário da empresa, que acredita no "sucesso" deste novo projecto.
O Brasil tem uma "indústria solar térmica pouco desenvolvida, o que faz prever um rápido crescimento dos negócios da Energie no Brasil", considerou o empresário, perspectivando ainda que "esta nova unidade fabril se transforme numa porta de entrada para o mercado da América Latina".
"Há vários estudos de mercado que apontam que o Brasil é um mercado emergente", frisou.
A Energie foi fundada em 1986 e desenvolve soluções para águas quentes sanitárias, aquecimentos centrais, climatizações de piscinas e aquecimento de grandes volumes de água, como hotéis, centros comerciais, escolas, entre outros.
Exporta para um total de 35 países, sendo que a "entrada em novos mercados estrangeiros é uma das apostas para o futuro" e uma forma de combater a "retracção do mercado nacional", apontou Luís Rocha.
No primeiro semestre deste ano, a unidade poveira teve um aumento no seu volume de exportações para a Europa Ocidental de "10 por cento", conclui o empresário.
fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/d