O recurso às energias renováveis, particularmente a Energia Solar, constitui uma solução para alguns dos problemas associados ao consumo de combustíveis fósseis, ajudando a diminuir a dependência económica e reduzindo os impactes ambientais negativos provenientes da sua queima.
Portugal situa-se numa das regiões da Europa com maior potencial para o aproveitamento da energia solar.
Ao nível nacional, a região da Península de Setúbal, apresenta excelentes condições para o aproveitamento da energia solar.
Ao nível doméstico, podemos aproveitar a energia do Sol de diversas formas, a primeira e mais óbvia, para iluminação, sempre que possível deveremos utilizar a luz natural para iluminação dos espaços interiores, para além de ser gratuita é a mais saudável fonte de luz.O Sol, através da instalação de colectores solares térmicos, pode ser aproveitado para produzir a água quente que utilizamos no banho ou na cozinha. A título de exemplo, uma família de 4 pessoas pode poupar cerca de 1.000,00 €/ano em gás caso opte pela instalação de painéis solares térmicos.
A energia do Sol pode ainda ser aproveitada para produzir energia eléctrica, para tal é necessário instalar painéis fotovoltaicos. A energia produzida por via fotovoltaica pode ter dois destinos, ou a sua venda à rede de distribuição de energia, ou o autoconsumo. Dado o elevado preço de uma instalação solar fotovoltaica, o estado Português criou um regime bonificado de produção de energia que permite, a quem deseje registar-se como microprodutor, aceder a valores de venda de energia muito vantajosos. No final de Agosto encerrou uma fase de inscrição para microprodutores, que se espera ver reaberta a qualquer altura.
A produção de energia eléctrica a partir de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, pode ser vantajosa, particularmente quando o local de consumo se encontra muito afastado da rede de distribuição de energia e os custos de ligação à rede são elevados.
O Sol é uma fonte de energia gratuita, inesgotável e disponível para todos, cabe-nos tirar dele o melhor proveito possível.
fonte:http://www.setubalnarede.pt/