Fabricante de Hong Kong lança em Portugal a sua primeira unidade de produção na Europa, depois de já ter equipado uma das maiores centrais fotovoltaicas do País, no Alentejo.
A fabricante chinesa de painéis solares fotovoltaicos Upsolar completou hoje a instalação de uma fábrica em Braga, que terá capacidade para produzir anualmente equipamentos com uma potência até 30 megawatts (MW), o que equivale a cerca de um quinto da potência fotovoltaica já operacional no mercado português.
Esta nova unidade industrial será a primeira fábrica da Upsolar na Europa, vindo somar-se às instalações que a empresa já tem na Ásia, informou em comunicado a Upsolar, companhia fundada em Hong Kong em 2006.
“A Upsolar alcançou um rápido crescimento pela Europa nos últimos anos e antecipamos que esta tendência continue nos próximos anos. A nossa nova plataforma de produção em Braga irá aumentar ainda mais a capacidade da Upsolar de ir ao encontro da procura crescente pelos nossos produtos neste continente”, sublinhou o CEO da Upsolar, Zhe Jiang, no mesmo comunicado.
Este não é o primeiro contacto da Upsolar com o mercado português. A fabricante chinesa já forneceu, por exemplo, a central fotovoltaica de 12 MW que a Generg instalou em Ferreira do Alentejo.
As operações europeias da Upsolar são coordenadas a partir dos escritórios em Paris. A empresa chinesa está ainda presente em Itália, Alemanha, Grécia e Reino Unido.
Em Portugal existem já várias fábricas de equipamentos para a produção de electricidade a partir do sol. São os casos da Martifer Solar, Solarplus, Lobo Solar, entre outras.
fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/