A empresa Eurener Portugal, instalada no Polígono Industrial do Ameal, concelho de Torres Vedras, vai iniciar hoje a produção de painéis fotovoltaicos. Com meia centena de trabalhadores e capacidade de produzir um painel a cada dois minutos e meio, as instalações são esta manhã inauguradas pelo ministro da Economia, Vieira da Silva.
O projecto levou um ano a desenvolver-se, até começar agora a produção. “A meta é atingir um painel fotovoltaico a cada minuto e meio”, adiantou Luís Rodrigues. Em velocidade de cruzeiro seria assim possível produzir 570 painéis por dia.
Os painéis fotovoltaicos produzem energia eléctrica a partir da energia solar e “podem ser integrados em diversos tipos de parques de energia”.
A Eurener Portugal tem já uma carteira de encomendas, para a Europa, na ordem dos 45 milhões de euros e que garante trabalho durante todo o ano de 2011. Segundo Luís Rodrigues, para este sucesso inicial de vendas “contou a parceria com a empresa Eurener Internacional”.
A partir de Janeiro a fábrica de painéis solares fotovoltaicos passa a trabalhar em quatro turnos e não pára ao fim-de-semana. Os trabalhadores recrutados fizeram formação no Cenfim em Torres Vedras e numa fábrica espanhola.
A empresa conta aumentar o quadro de pessoal a partir do verão, para fazer face às encomendas que já preenchem todo o ano de 2011.
fonte:http://www.oesteonline.pt