Cientistas da Universidade de South Wales impôs um novo recorde mundial, criando a primeira célula solar de silicone atinge uma eficiência de 25%.
O líder da equipa, Prof Martin Green, disse que sua célula solar é de 6% mais eficiente do que qualquer outra tecnologia anterior. Este registo é muito perto do limite teórico de 29% pode alcançar esta geração de células.
Este aumento da eficiência é devido aos novos conhecimentos sobre a composição da luz solar, levando a uma melhora na capacidade das células solares para captar mais energia nas extremidades do espectro da luz solar. Segundo Green, “Esta nova funcionalidade para a captura de luz, faz com que nossas células agem como se fossem muito mais grossa do que realmente são. Esta descoberta trouxe-nos como uma empresa para comercializar filmes finos de células solares, que podem ser até 100 vezes mais finas do que as células convencionais de silício.
As negociações para a produção comercial de células já existentes, e poderá levar a nova geração de baixo custo de células solares.