30 de Agosto de 2010

São 15 os projectos para ligação à rede de tecnologia fotovoltaica e solar de concentração, aprovados pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Depois de uma selecção provisória, realizada de entre 87 pedidos de informação prévia (PIP) recebidos, a entidade validou os projectos que serão implementados no sul do País.

Na área do fotovoltaico de concentração (CPV), os cinco projectos seleccionados serão implantados em Setúbal, Moura, Tavira e Évora (esta região com dois PIP de CPV). SAPEC, a Tecneira, a Reciclamas, a Glintt e a Luz.On. são os promotores da tecnologia.

No solar de concentração (CSP), a tecnologia através de motores stirling foi contemplada em quatro dos projectos vencedores, promovidos pela Ramada (Évora), Hyperion Energy (Reguengos), Selfenergy (Silves) e Bragalux (Évora). A Efacec e o consórcio Abengoa/Fomentinvest vão apostar na tecnologia de torre solar em Tavira e Moura.

Foram também aprovados dois PIP relativos à tecnologia de fresnel linear, estando previstos para Faro e Moura. Em ciilíndro parabólico, Évora irá receber os projectos da Energena e da Martifer Energia.

Sete dos projectos aprovados pela DGEG ião ser instalados no concelho de Évora, que adiantou ao AmbienteOnline estar a acompanhar todo o processo. Segundo o presidente da autarquia, José Ernesto d´ Oliveira, estes projectos, cujo investimento deverá rondar os 10 milhões de euros, vêm na linha da estratégia de desenvolvimento do município : «É uma aposta clara na inovação e tecnologia, Évora está no topo dos municípios portugueses que são receptivos a este tipo de projectos», adianta.

O trabalho da autarquia tem sido o de acompanhar os projectos desde o início, indicando as localizações previstas no Plano Director Municipal (PDM). Agora será tempo de implantar as tecnologias e esperar pelos resultados. O edil garante que o concelho está interessado e receber projectos de maior dimensão para a produção de energia solar, procurando também dar expressão à indústria local no sector do solar, que emprega actualmente 250 pessoas.

«Queremos continuar a apoiar esta indústria, até porque a produção de energia fotovoltaica não vai desaparecer, com o aparecimento do solar de concentração. A grande questão é mesmo o custo-benefício», admite José Ernesto d´ Oliveira.


Self Energy investe seis milhões de euros

A Self Energy vai instalar em Odelouca, Silves, uma central com capacidade de 1 MW baseada na tecnologia de discos solares, após ter visto a sua candidatura aprovada pela Direcção Geral de Energia e Geologia. De acordo com Rogério da Ponte, administrador da empresa, a implantação decorrerá por fases, após análise do comportamento dos dois primeiros protótipos, de 20 KW cada um.O responsável defende que a mais-valia da tecnologia é a eficiência energética. «Estamos a falar de uma eficiência na ordem dos 26 a 28 por cento, podendo em certos casos chegar aos 30 por cento. Os colectores tradicionais têm eficiências de 20 por cento, no máximo», afirma. A calendarização prevista pela Self Energy prevê que a instalação dos 50 discos solares se prolongue até 2011.

Fomentinvest/Abengoa em Moura

A parceria Fomentinvest/Abengoa pretende instalar em Moura uma central de concentração solar com tecnologia de torre. O projecto, com uma potência total prevista de 4MW, terá uma torre central, 200 heliostatos e um sistema de armazenamento térmico de uma hora. A eficiência esperada é de aproximadamente 22,8 por cento. «Este sistema é único a nível mundial e a sua aplicação à central de Moura irá servir à demonstração de conceito», explica o administrador da Fomentinvest, Paulo Caetano. O projecto de Moura vai ser útil à empresa para testar três «conceitos inovadores». A turbina de vapor sobreaquecido de 4 MW, o sistema de armazenamento de sais fundidos acoplado ao sistema de Torre Central e o uso de novos materiais provenientes de tecnologias já estabelecidas, «de forma a reduzir os problemas relacionados com stress térmico», vão ser os grandes desafios tecnológicos dos promotores do projecto.

fonte:Ambienteonline

publicado por adm às 22:49

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


pesquisar
 
arquivos
2015:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


links