Uma das atrações do EVEX 2010, evento realizado no Japão dedicado ao desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade, foi a Fujin Solar Bike. A bicicleta da montadora Hama Zero é movida a energia solar e alcança até 72 quilômetros por hora, tendo autonomia de 220 km com as baterias carregadas.
Hajime Yamawaki, inventor da Fujin, declarou ao site DigInfo: "Esta bicicleta pode viajar 220 km por menos de 2 ienes (aproximadamente R$ 0,04)". Também é possível recarregá-la na tomada em caso de dia nublado ou chuvoso, consumindo aproximadamente o equivalente a uma hora de uso de ar condicionado.
Outra característica da Fujin são suas rodas pequenas e sua resistência: ao mexer com leveza na roda frontal com a mão, esta continua rodando por 20 minutos. A tecnologia empregada vem de outro veículo desenvolvido por Yamawaki: o explorador espacial Minerva, enviado na sonda de asteroide Hayabusa.
"O espaço é um vácuo. No ar, se o calor é gerado, ele dissipa no ar, mas no vácuo ele não dissipa. Consequentemente, eixos e rolamentos se aquecem e colam. Para prevenir isto, a fricção deve ser reduzida o máximo possível. Brincamos com esta tecnologia ao usá-la em rodas. No futuro, achamos que será possível utilizar esta tecnologia na direção de veículos elétricos. Isto pode permitir que eles vão de duas a três vezes mais longe", afirmou Yamawaki.
fonte:http://oglobo.globo.com/