27 de Abril de 2010

Volkswagen Autoeuropa aposta em novas fontes de energia

 

CONCENTRAÇÃO SOLAR FOTOVOLTAICA  VAI SER TESTADA EM PALMELA<br> Volkswagen Autoeuropa aposta em novas fontes de energia<br>A WS Energia, a Volkswagen Autoeuropa e a ATEC assinaram um Protocolo de Colaboração tendo em vista o desenvolvimento e implementação do primeiro projecto português de cooperação empresarial para a instalação de uma central de concentração solar até 10 MW (MegaWatts) na Autoeuropa.

Num contexto global em que se considera indispensável a utilização das energias renováveis, as três entidades associaram-se num projecto inovador com uma forte componente de I&D, que visa aliar o know-how tecnológico da WS Energia à experiência industrial de uma grande empresa do sector automóvel, a Volkswagen Autoeuropa, com a participação de uma entidade formadora acreditada, a ATEC. O objectivo é testar a aplicação da tecnologia de Concentração Solar Fotovoltaica em centrais solares de dimensão industrial e preparar os recursos humanos indispensáveis à penetração sustentada desta tecnologia no tecido industrial português. A Concentração Solar Fotovoltaica é uma tecnologia com capacidade para revolucionar o mercado da energia eléctrica nos próximos 5 anos em Portugal, face às suas condições excepcionais em termos solares, tem potencial para liderar esta revolução.

Este projecto, que está em sintonia com a Estratégia Nacional para a Energia 2020, nasceu da vontade da Volkswagen Autoeuropa em melhorar o seu desempenho energético através do desenvolvimento em áreas estratégicas, de forma a promover a racionalização e melhoria da eficiência energética, potenciando as energias renováveis de reduzido impacto. Para tal, pretende-se implementar nas instalações da fábrica de Palmela a geração de energia eléctrica, baseada num sistema de energia fotovoltaica de elevada eficiência, concebido pela WS Energia e designado HSUN. A concentração da luz solar através de espelhos pelo HSUN induz o aumento da produção de energia eléctrica das células fotovoltaicas, de que resulta uma significativa baixa nos custos da energia gerada. As células fotovoltaicas podem ser instaladas em qualquer local e a qualquer escala, combinação esta que resulta na produção de energia barata disponível a todos.

O Administrador da WS Energia, João Wemans, no acto de assinatura do protocolo, destacou que “o projecto resulta de uma aposta conjunta de empresas líderes nos ramos da formação, tecnologia solar e indústria”. E acrescentou: “Acreditamos que será a plataforma perfeita para provar a tecnologia fotovoltaica HSUN está preparada para o mercado livre da energia.”
Para o Presidente da ATEC, Julius von Ingelheim, “este projecto tem um atractivo especial já que, na fase de desenvolvimento, os gestores e especialistas das entidades envolvidas desenham em conjunto todo o conceito, incluindo os aspectos de tecnologia, financiamento e formação. Numa segunda fase, transformamos as nossas ideias em plataformas experimentais para testar o conceito.”

O Presidente da ATEC salientou ainda que “tendo por base a experiência de cada um, podemos realizar algo único e muito proveitoso não só para os parceiros envolvidos como também para Portugal. Trata-se mesmo de alta tecnologia desenvolvida inteiramente em Portugal, com a vantagem de se dar em simultâneo a oportunidade a uma nova geração de formandos de se especializarem numa tecnologia do futuro com grandes perspectivas de sustentabilidade.

Na mesma ocasião, o Director-Geral da Volkswagen Autoeuropa, Andreas Hinrichs, reafirmou “o compromisso firme da Volkswagen em todas as áreas da sustentabilidade ambiental” adiantando que “do primeiro esboço de um novo carro à fase final de produção a economia de energia é um objectivo estratégico. A utilização de energia proveniente de fontes limpas, não poluentes e renováveis é decisiva para o nosso sucesso. Acredito que com este projecto vamos no bom sentido e que criaremos em Portugal uma tecnologia do futuro”.
Para a monitorização e comparação de diferentes tecnologias, será implementada numa primeira fase uma central fotovoltaica piloto, nas instalações da ATEC, onde já estão a ser desenvolvidas acções de formação qualificante na área da Energia Solar Fotovoltaica. Os técnicos formados pela ATEC receberão ainda, em estreita colaboração com a WS Energia, formação na tecnologia de Concentração Solar Fotovoltaica, assim se qualificando nesta tecnologia específica.

Fonte:rostos

publicado por adm às 23:47

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


pesquisar
 
arquivos
2015:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2014:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2013:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2012:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2011:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


2010:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


links